(o jovem Hamsik é responsável direto pela ascensão de Napoli)
Algumas equipes que começaram de forma insegura o calccio vão se recuperando, os elencos estão se entrosando mais além dos novos técnicos também passam a conhecer melhor seus jogadores, a condição física vai melhorando e isso influencia diretamente na quantidade de gols e no boa qualidade do futebol jogado de forma geral. As duas ultimas rodadas foram marcadas especialmente pela grande quantidade de gols e também por terem jogos muito interessantes entre equipes tradicionais.
O Milan já vêm se recuperando desde a vitória frente a Roma no San Siro e nessa rodada deu mostras que o futebol de Ronaldinho Gaúcho ainda pode voltar a brilhar, a técnica ainda esta lá falta encontrar uma melhor condição física. A reconstrução do Milan sem Kaká passa obrigatoriamente pela recuperação do futebol de RG10, mas também esta atrelada ao time encontrar um meio de campo marcador que tenha uma boa qualidade na saída para o jogo. Das formações que eu ví a que mais me agradou foi a que possibilitou a virada no Santiago Bernabeu contra o Real Madrid, com Ambrosini como primeiro volante, Pirlo pela direito e Seedorf pela esquerda. Acho que a insistência de Leonardo no 4-3-3 também limita bastante o jogo tanto de Ronaldinho, quanto o de Pato o time renderia mais com os dois mais próximos e espero que o comandante rossonero reveja suas posições quanto a isso. Se o futebol ainda não é o ideal ao menos os gols estão saindo e os resultados estão acontecendo.
A Fiorentina se recuperou de uma semana infeliz e conseguiu reencontrar o caminho da vitória. Os violas ainda que não tenham elenco para competir contra Inter e Juve tem um futebol coletivo que muito me agrada. Montolivo tem sido o pilar de sustentação da equipe especialmente durante a má fase de Mutu, o técnico poderia ter aproveitado mais as qualidades ofensivas do meia Jorgensen, mas preferiu tentar recuperar o futebol do romeno aos poucos. Outro fator importante são os gols marcados por Gilardino que continuam com uma boa freqüência dando ao time mais tranqüilidade para cadenciar o jogo quando necessário e usar o contra-ataque rápido como arma na maioria dos jogos. A Fiore tende e melhorar a medida que Mutu for encaixado seu bom futebol com o jogo coletivo e a inserção do surpreendente Jovetic.
A Roma protagonizou uma das surpresas da rodada, ao menos para mim. Já falei anteriormente no Pernetas que a equipe da capital apresenta uma qualidade de futebol e de resultados com Totti em campo e sem Totti. O time é extremamente dependente da criatividade e dos gols do seu capitão e ausência dele resultou em três derrotas consecutivas. Nesta rodada eu não acreditava em nova derrota, ainda mais recebendo o fraco Bologna, mas cravaria um empate. Quando o time saiu atrás no marcador achei que iria acertar a minha previsão, mas me enganei, com uma boa partida de Vucinic o time virou. A ausência de Totti vai colocar em cheque a qualidade tanto do montenegrino, quanto do brasileiro Júlio Batista que deverão assumir mais responsabilidades na criação e na definição das jogadas, o desempenho da equipe vai depender de como eles irão responder a estas questões.
Mas foi no sábado a noite que aconteceu a maior e mais significativa recuperação da rodada, quanto o Napoli venceu de virada a Juventus em Turim. A quarta maior torcida da Itália (atrás de Juve, Milan e Inter respectivamente) foi ao delírio e com a devida razão. Desde a troca de técnico o time vem jogando muito bem tendo no currículo 3 vitórias (incluindo Fiorentina e Juventus fora de casa) e uma vitória moral frente o a rival Milan (empate nos acréscimos após estar perdendo por 2x0). Desde a temporada retrasada em um outro jogo contra a Juve acreditei no potencial do esloveno Hamsik, mas por ser muito jovem o jogador ainda vai apresentar momentos instáveis assim como o resto do time. Mas como os resultados provam o time pode fazer um bom papel no campeonato desse ano. A garra e o bom futebol apresentado especialmente nos dois últimos jogos se contaminarem a fanática torcida podem fazer o time até brigar por uma vaga na Champions, é esperar e ver o que acontece.
-------------------------------------------------