(o basco Aduriz é o destaque no Mallorca)
A semana mostra a recuperação de algumas equipes mais tradicionais ou de clubes que vinham de boas temporadas no últimos anos, mas que começaram mal o Campeonato. Na Europa tanto o Barça quanto o Real não vêm demosntrando o bom futebol do início da temporada e vão complicando a situação de ambos em seus grupos, já o Sevilla, segue fazendo o necessário e se classificou antecipadamente para a próxima fase.
O Villareal que nos últimos anos sobre o comando de Manuel Pellegrini (agora técnico do Real Madrid) vinha habitando a zona de classificação para as competições européias com bastante frequência, começou o campeonato desse ano de forma desastrosa não conseguindo encontrar as vitórias nas primeiras 7 rodadas do campeonato. O elenco é bom e contando com jogadores como Guisepe Rossi, Marcus Senna, Nilmar e Pires era natural que em algum momento os resultados começassem a aparecer. As vitórias ainda que contra times mais frágeis pode dar tranquilidade para o time trabalhar seus erros, pena que possa estar vindo muito tarde para fazer com que o clube possa brigar por vaga na Champions novamente.
O Atlético de Madrid é outra equipe que começou o campeonato de forma tenebrosa, conseguindo apenas uma vitória em 9 jogos, apesar de ter pedido nessa semana para o Atlétic de Bilbao fora de casa, merece destaque nessa semana por causa de sua atuação na champions frente ao Chelsea. As atuações fracas de seus principais jogadores (Forlan e Aguero) fizeram o já limitado futebol dos colchoneros murchar. O time depende muito dos gols de seus dois atacantes e não é de hoje, apostas erradas ao longo dos anos e perda de jogadores como Maniche, Luis Garcia e especialmente do zagueiro Heitinga limitaram ainda mais as opções da equipe e enfraqueceram a defesa. A boa apresentação de quarta-feira, quanto o time aliou garra (que faltou em muitos momentos da temporada) e um bom futebol ofensivamente devem ser repetidos com mais frequência para que a equipe saia da situação vexatória em que se encontra (zona de rebaixamento), mas é necessário minimizar os erros de planejamento na janela de inverno, um zagueiro e um volante mais capazes e seguros são extremamente necessários, assim como uma opção para a criação. No final de semana, uma vitória no clássico de Madrid é possível e extremamente importante para dar confiança ao elenco para o restante da temporada.
Enquanto seus colegas Villareal e Atlético de Madrid tentam se recuperar de um começo conturbado, Mallorca e Deportivo La Corunha surpreendem o início de temporada com elencos modestos e resultados positivos. O time da galícia, alia um trabalho de longo prazo com uma defesa bem postada, vencendo várias partidas por 1x0 o time vai conseguindo mais do que apenas brigar contra o rebaixamente e atualmente encontra-se em uma confortável 6ª posição na tabela. Mas para isso tanto jogadores, quanto o técnico tiveram consiciência de jogar com seus limites e aproveitar o máximo a qualidade do elenco disponível, desta forma o La Corunha com bom planejmaneto vai fazendo uma campanha digna apesar do pouco investimento.
Já na ilha, o Mallorca faz de seus redudo um caldeirão contra os demais times da liga das estrelas, tendo vencido todos os jogos que teve até o momento dentro de casa e ascendendo a um surpreendente 5º lugar. Os gols de Aduriz aliado as boas atuações de Valero fazem o time sonhar com a classificação para alguma das ligas européias. A garra que o time demonstra dentro de casa, se extendida para os jogos como visitante podem protagonizar melhores resultados fora com mais constância, fato que ocorreu na heróica atuação frente ao Atlético de Madrid a duas rodas atrás. Não me surpreenderei se ao final da competição o Mallorca tiver roubado o lugar de Valência e ou Sevilla e garantir presença até na próxima Champions League.