Top 5 anos 2000 [Jogadores]




De qualquer forma aqui vou falar dos jogadores, aqueles que construíram as nossas paixões, que fazem do futebol esse esporte tão apaixonante e que podem mudar o resultado de uma partida em meros segundos. Como sempre vou tentar justificar algumas ausências, Messi realmente joga muito mas seria muito incoerente eleger ele nesse Top 5 sendo que ele só joga em alto nível a 4 anos,  a mesma coisa vale pra Cristiano Ronaldo. Ronaldo poderia estar aí, a sua atuação em 2002 foi fantástica, mas ele foi melhor na década de 90, Canavarro nem foi o melhor defensor italiano da década (dou este prêmio a Maldini),  menção honrosa merecem também os ícones do futebol moderno Pavel Nedved e Steven Gerard. Já outros jogadores que eu não citei ficam a cargo de vocês, a lista tem um componente pessoal e sei que não agradará a todos, faz parte.

5º - Francesco Totti - Fosse espanhol ou jogasse em algum time inglês Il Capitano teria com certeza vencido o prêmio de melhor do mundo da Fifa em alguma ocasião. Ver Totti jogar é uma dádiva, um meia clássico, que sabe tanto armar com concluir as jogadas, já foi artilheiro da Série A em duas oportunidades e artilheiro de sua equipe várias vezes também. Peça fundamental no esquema da seleção italiana na vice-campeonato da Euro 2000 e no título da Copa de 2006, Totti ainda conseguiu dar a sua equipe (a Roma) o título de campeã italiana em 2001 e ajudou a time a ser vice outras 5 vezes, um feito e tanto se comparar os investimentos romanos com os outros 3 grandes. Detentor de praticamente todos os recordes possíveis dentro do seu clube o capitão romano vai conseguir outro feito, jogar a carreira inteira por um único clube, propostas para sair nunca faltaram, mas ele sempre foi fiel aos lobos. Com certeza um dos melhores jogadores que ví jogar, não teve mais títulos justamente por causa de sua lealdade, tivesse ele saído de Roma seria um nome mais badalado no futebol mundial.

4º - Kaká - Kaká começou a brilhar desde o momento em que entrou no gramado pela primeira vez, quando fez dois gols na final do torneiro Rio-São Paulo de 2001. Durante três anos ele carregou o time do São Paulo, mas sem conseguir trazer um título de expressão nacional foi considerado pipoqueiro por seus torcedores e vendido pelo clube que o revelou para o Milan. Muitos esperavam que o meia-atacante demorasse de se adaptar ao futebol italiano, mas o que se viu foi o casamento perfeito desde os primeiros jogos com o estilo de jogo da equipe. Kaká ganhou massa ficando mais forte, se tornou um jogador muito objetivo, e tem um fôlego invejável tornando-se o símbolo do futebol moderno, aliando aplicação, dedicação e habilidade. Teve em 2007 um ano extraordinário, no futebol ele já conquistou tudo o que um jogador almeja, mas ninguém duvida de que ele queira mais e a conquista da Copa em 2010 com o principal protagonista da seleção Brasileira pode coloca-lo de vez no seleto grupo dos melhores de todos os tempos.

3º - Thierry Henry -Henry chegou a jogar a Copa de 98, mas teve o seu talento reconhecido mesmo em 2000 quando foi campeão da Euro e mudou-se pra a Inglaterra onde foi jogar no Arsenal. Sob o comando de seu conterrâneo Arsène Wenger, Henry passou a ser um dos maiores atacantes do mundo, foi artilheiro da Premier Legue por 4 anos, sendo 3 seguidos. Ao lado do seu colega Vieira e outros craks comandou o Arsenal ao título invicto em 2004, além do doblete em 2002 quando levou a Liga e Copa da Inglaterra, carregou o mesmo Arsenal em 2006 para a sua primeira final da Champions League. O futebol refinado do francês e sua explosão física o fizeram um dos mais letais atacantes de década, as suas atuações pelo time inglês e pela seleção francesa são mais do que o suficiente pra coloca-lo entre os grandes desse período. Ainda teve tempo para ir para o Barcelona e realizar o sonho de ser campeão da Champions Legue, faltou apenas o prêmio de melhor do mundo que não veio mais pelos concorrentes do que pela qualidade de seu futebol.

- Ronaldinho Gaúcho - Ronaldinho Gaúcho teve chances reais de em 10 anos se tornar um dos 3 maiores jogadores da história do futebol, o nível de suas atuações no auge do Barcelona foram fantásticos levando a suscitar discussões se ele seria melhor do que Maradona. Pena para e ele e para nós que o meia-atacante brasileiro não conseguiu manter essa regularidade, mas ainda assim por tudo que fez nesse período, suas jogadas, seus gols, os dribles e as taças que levantou fazem com que ele tenha um lugar entre os melhores de sua época. Suas atuações contra a Inglaterra em 2002, contra o Milan na Champions de 2006, contra o Real quando foi aplaudido de pé em pleno Santiago Bernabeu e o gol "místico" contra o Chelsea na Champions Legue vão ficar na lembrança daqueles de amam esse esporte.

1º - Zinedine Zidane - Se a final da Copa de 2006 tivesse um desfeixo diferente Zidane seria alçado ao posto de Maradona como o 2º melhor jogador da história, infelizmente isso não aconteceu, mas pelo que fez em campo ao longo dessa década o melhor jogador francês de todos os tempos merece estar no topo dessa lista. Detentor de um futebol clássico impressionante, que alia técnica com simplicidade de uma maneira que não tem como explicar, mas que encanta a todos que assistem Zizou era um maestro em campo. As suas atuações na conquista da Euro 2000, os gols importantes que fez pela seleção, o voleio fantástico na final da Champions de 2002, a antológica atuação contra o Brasil em 2006 e a participação em momentos decisivos na competição colocam o francês como o melhor da década sem margens para discussão.
 

©Copyright 2011 Pernetas Fm | TNB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...