(com uma torcida dessa como é que perde?!)
Nas duas últimas rodadas do Brasileirão 2009 aconteceram algumas mudanças importantes na tabela, times sem esperança ganharam sobrevida, times que outrora tinham boas campanhas decepcionaram, times desmotivados ganharam motivação e na hora da verdade os fatores extra campo, atravessaram o gramado e fizeram uma singela diferença nos gramados do Brasil. Por mais que os erros de arbitragem existam e ocorram problemas jurídicos com o STJD acredito que em um campeonato longo e de pontos corridos a balança tende a ficar equilibrada, todos seram igualmente prejudicados e lesados ao longo de extenssas 38 jornadas, portanto não venham com xororó.
O São Paulo ainda que tenha sido prejudicado nas ultimas rodadas por conta da ausência de alguns jogadores suspensos pelo STJD não perdeu o campeonato dessse ano por conta disso. Fora as duas últimas partidas do time terem sido bastante patéticas eu já vinha falando a bastante tempo, que o tricolor paulista vinha conquistanto pontos, mas de forma pouco convincente. Além disso o time perdeu partidas chaves como as derrotas para Flamengo e Atlético-MG na reta final e um time que quer ser campeão não pode "dar mole" dessa maneira em um campeonato tão disputado com foi o desse ano. Como dizem nas ruas: Perdeu Playboy!
Confesso que depois que o Flamengo apenas empatou com Goiás no Maracanã lotado, não acreditava mais em um título dos urubus. A partida frente ao Corinthians em Campinas foi fraquíssima, um jogo muito truncado e envolto a suspeitas de corpo mole por parte dos paulistas, mas acima de tudo cercado de questionamentes quanto a atuação a arbitragem que foi péssima. Como eu digo a alguns amigos o árbitro não foi mal ele foi péssimo e prejudicou o pouco de espetáculo que esse jogo poderia ter, por muito menos o Simon foi suspenso, vai entender os critérios da comissão de arbitragem.
O Palmeiras após o vexame contra o Grêmio onde conseguiu perder dois jogadores do próprio time em uma briga dentro do gramado [coisa que eu nunca tinha visto na minha vida] fez uma bela partida frente ao combalido Atlético-MG que depois da derrota para o Flamengo se perdeu de vez. Não vai dar mais para ser campeão, mas ao menos da para terminar fazendo um papel digna para a sua torcida e garantir uma vaga na Libertadores do próximo ano, dos males o menor. Para o Galo é uma pena o time fez um belo campeonato e recuperou a auto estima dos torcedores que andavam desacreditados, além de ter feito belas partidas, a tabela era a mais difícil e por mais que o time tenha se reforçado o elenco ainda é limitado, mas se manter boa parte da base já da para pensar em ser protagonista no senário nacional nos próximos anos, melhor do que se contentar como o figurante que vinha sendo.
O Internacional já garantiu uma vaga na Libertadores mas não sei, falta alguma coisa nesse time. Além de ter Mário Sérgio como treinador, o que já é um erro o time joga feio, ganha algumas partidas sabe-se como e perde outras parecendo um bando de peladeiros de fim de semana. Não tem a mínima postura tática, sobrevive com um D'Alessandro jogando um futebol dos mais mequetrefes, nenhum dos jogadores que vinham apresentando um bom futebol no início do ano vem jogando bem e sobreviveu mais pelo imcopetência alheia do que dos próprios méritos. Vou ficando por aqui hoje, amanhã posto sobre os times da zona do rebaixamento.