(o Barça finalmente é campeão do mundo, mesmo passando sufoco)
O Barça é campeão do Mundial da Fifa 2009, mas ouso dizer que duvido que o time da catalunha consiga repetir a façanha nessa temporada. Já tem um tempo que o Barça vem ganhando por causa da qualidade individual de seus jogadores e o ponto forte da equipe na temporada passada era justamente o oposto, o jogo coletivo. Pepe Guardila vem encontrando dificuldades em fazer o time transpor retrancas, a única exceção que me veio a memória na temporada passada foi o confronto contra o Chelsea, mas era um embate entre gingantes.
Nessa nova temporada o Barça demorou a se acertar na Champins Legue, conseguindo a classificação na ultima rodada, muito em parte por causa do excesso de zelo (leia-se falta de coragem da Inter de Milão). Mesmo assim foi as duras penas e de virada em Kiev. O mesmo aconteceu nos jogos do Mundial de Clubes, esta faltando aquela sintonia que fazia o Barça diferente dos outros, bons jogadores muitos times tem, talvez o Chelsea tenha até em maior quantidade, mas os blaugranas tinham a magia e ela esta ausente nesse momemento.
O Real Madrid vive situações distintas em La Liga e na Champions, se na primeira competição o time vence, mas não convence, na 2ª com exceção aos embates frente o Milan em que as camisas pesaram a favor do futebol mais aguerrido do time de Milão, Los Blancos vem jogando bem e convencendo, vide a vitória com autoridade sobre o Olimpic de Marseille fora de casa. Mas mesmo com a derrota no Super Clássico para o Barça o espanhol desse ano ainda esta em aberto, não da para descartar um time que conta com Kaká e Cristiano Ronaldo.
Achei que o Real merecia melhor sorte em Barcelona, mas a falta de pontaria talvez tenha prejudicado o time de Madrid. Ao menos na rodada posterior novamente fora de casa contra a forte equipe o Valencia o time conseguiu garantir os seus três pontos e manteve a distância pro Barça no limite do aceitável. Ainda vejo erros claros no planejamento dos Merengues, não tem como entender a presença do limitado Lass Diarra no meio, nem ele sendo a versão mais nova fisicamente de Makellé (falta muito para ele ser comparado tecnicamente com o francês). Van der Vaart poderia ter mais oportunidades a eterna insistência em Raúl é um mal contínuo pelas redondezas do Bernabeu.
Como falei a tempos atrás era questão de tempo para o Atlético de Madrid e o Villarreal sairem da incômoda situação que se encontravam. O Villa vai galgando a tabela e esta a tiráveis 8 pontos da zona de classificação para as competições européias. O Atlético vai tendo mais trabalho até porque teve uma tabela indigesta no momento de ascenção da equipe, mas a longo prazo a zona do rebaixamento vai ser apenas um mal momento vivído em uma longa temporada. O Sevilla parece ser a única equipe capaz de eventualmente parar Barça ou Real, manter Luiz Fabiano na janela de inverno vai ser difícil, mas se o time quiser sonhar alto, ou vende bem e repoem o jogador ou luta para mante-lo e convencer da importância do projeto alvirojo.