(as imagens existem, basta puir os culpados)
Tem alguns problemas que parecem persistir ao redor do futebol, a contestação das arbitragens, o crescente número de jogarores que saem de seus países jovens para tentar a sorte e uma vida melhor na Europa, o número alarmante de clubes que estão vivendo no vermelho, devendo a tudo e a todos. Mas alguns desses problemas persistem por causa da falta de impunidade, principalmente quando os tribunais e as federações falham continuamente em punir culpados por mancharem o jogo.
Na ultima rodada do Campeonato Brasileiro desse ano assisti imagens chocantes e inimagináveis, os torcedores do Coritiba um dos grandes centros do páis, região que não me lembro ter tido anteriormente nenhum incidente semelhante, protagonizaram algumas das cenas mais vergonhosas dos ultimos anos. Não importa se eles foram provocados ou não isso é o de menos [eu não ví nenhuma provocaçao nem de torcedores nem de jogadores do Fluminense] ainda assim, no futebol deve ser permitido a chacota.
Munidos da intolerância, falta de educação, sentimento de impunidade, irresponsabilidade e comportamento marginal, vários torcedores promoveram a violência e aruaça no estádio, nas regiões adjacentes e em outros pontos da cidade. O resultado foram pessoas presentes feridas, policiais e ainda inocentes que transitavam a rua sofrendo com este comportamento doentio. Um péssimo exemplo para qualquer lugar ainda mais para um pais que pretende daqui a 4 anos sediar uma Copa do Mundo.
Nessa semana o STJD decidiu unânimente punir o clube com multas de aproximadamente 600 mil reais e a perda do mando de campo durante 30 jogos. O clube deve ser punido sim, ele é parcialmente culpado pelos acontecimentos que se sucederam, mas mais importante e as medidas contra os baderneiros? Ainda não foram apontados culpados, infelizmente a nossa justiça vai demorar a punir os mau elementos se é que este serão devidamente punidos. As imagens estão lá, para todos verem e este tipo de comportamento só irá cesssar quando as pessoas que se propuseram a se comportar como animais foram devidamente punidas.
Aos que acham que a impunidade só acontece no Brasil, já tem um bom tempo que na Espanha acontecem demonstrações racistas nos estádios, mesmo existindo campanhas contra o racismo em toda a Europa. O problema é que até hoje a RAFE (Real Associação de Futebol da Espanha) nunca tomou uma medida dura contra clubes e torcedores, seja interditando os estádios ou predendo e impedindo os baderneiros de assitir as partidas. O máximo que ocorre são multas em valores irisórios de 20 à 30 mil euros, se continuar agindo desta maneira dificilmente o quadro irá mudar. Mas até quando, vamos aceitar esses que comportamentos rondem o nosso esporte? A intolereância não deveria ter mais espaço em eventos como esse infelizmente, não é o que acontece porque os culpados não pagam por seus atos.