(o maior vencedor da semana)
A 34ª rodada do Brasileirão que começou quarta-feria com São Paulo x Grêmio, terminou pela primeira vez com o tricolor-paulista na liderança, teve ainda a maginífica vitoria do Flamengo contra o Atlético-MG fora de casa e a polémica derrota do Palmeiras para o Fluminense no Maracanã. O Botafogo vai escapando do rebaixamento com vitórias importantes e bom futebol (já tinha falado que esperava o time da estrela solitária longe do descenso), enquanto isso os outros times da zona da morte vão cavando o seu túmulo, o Sport é virtual rebaixado os outros dois (Náutico e Santo André) dificilmente não caem junto e pelo que vejo a bela ascenção do Flu de nada vai adiantar, a distância tinha ficado muito grande...mas temos mais 4 rodadas ainda e muita coisa para acontecer.
São Paulo x Grêmio apesar do pouquíssimo público no Olímpico na quarta-feira a noite (isso que da aliar o calendário do Brasileirão com a Sul Americana e ficar refém da Rede Globo...) foi um belo jogo e talvez um dos mais importantes para a disputa do titulo brasileiro desse ano. O tricolor paulista conseguiu arrancar um empate e um exelente resultado, ainda que alguns comentaristas questinassem se empatar nessa reta de chegada seria ou não um belo resultado. Se olharmos o retrospecto do Grêmio dentro de casa (único invicto no campeonato em seus próprios domínios) qualquer resultado que lhes dessem pontos em PA seria um bom negócio para o São Paulo. O ponto negativo fica por parte das expulsões no segundo tempo, isso pode custar pontos nas próximas rodadas, mesmo que Marlus seja uma boa promessa e que Hugo tenha feito muitos gols decisivos o poder de desição de Borges e Dagoberto (ainda que muitas vezes incostantes) é maior e perdas desse calibre nesse nível de disputa complica.
Atlético-MG x Flamengo seria o maior jogo da rodada, dois times com chances reais de serem campeões se enfrentavam na capital mineira e reviviam uma histórica rivalidade que vêm desde a época de Zico e Reinaldo. Hoje os protagonistas são outros, mas nem por isso seria menos importante ou interessante, em campo o Flamengo mostrou que esta sabendo decidir mais os jogos e mais uma vez Petkivic fez a sua mágica com outro gol olímpico em uma partida crucial (para mim o melhor jogador do campeonato, o mais fantasioso, um verdadeiro mago da bola). O Atlético assim como no primeiro jogo no Maracanã sucumbiu a correria, falo a algum tempo que falta ao galo mais um jogador que desafoge Ricardinho da criação, não que ele não tenha capacidade para criar, mas a idade e o físico não permitem assim como o seu estilo de jogo cadenciado não encaixa com os rápidos contra-ataques do galo. Desculpem os atleticanos pela comparação, mas fosse ele o Ramirez ou tivesse um estilo de jogo mais parecido com o ex-cruzeirense, talvez as coisas fossem diferentes. O Galo deve garantir a sua vaga na libertadores e tem plenas condições para isso, o Flamengo deve disputar o título até o final e essa vitória da ainda mais moral a equipe rubro-negra.
Fluminense x Palmeiras era o encontro do então líder com um dos times da zona do rebaixamento, era mais do que normal se esperar uma vitória da equipe alvi-verde, mas com tem acontecido já algum tempo o time paulista sucumbiu ao tricolor carioca e vai deixando escapar o título de suas mãos. Muitos vão falar do erro grosseiro do juiz Carlos Eugênio Simon, mas eu quero focar em outro ponto. A algum tempo falei no texto o campeonato vai ficando mais verde que cabia ao Palmeiras manter o rítimo para ser campeão, pois bem desde a vitória frente ao Santos o agora ex-lider do campeonato somou apenas 5 pontos de 21 possíveis (menos de 25%), perdendo partidas contra 3 dos 4 times rebaixados, e o pior não apresentando um futebol minimanete convicente. Por isso digo, o erro de arbitragem nesse domingo foi grosseiro e pode machucar o ego de trocedores e jogadores, mas o Palmeiras esta perdendo para sí mesmo, se perder o título não vai ser por culpa da arbitragem. O Fluminense que vem jogando muito bem, agora tem um Fred inspirado, uma torcida inflamada e um gurpo esperençoso, mas isso pode não ser o suficiente. Infelizmente a reação comçou tarde demais e o time carioca não depende apenas de sí para não cair, não vou me alongar sobre esse assunto mas isso é basicamente culpa de uma estrutura arcáica e extremamente confusa dos dirigentes das laranjeiras.