(Il Bidone d’Oro 2009, Felipe Melo)
A Juventus viveu momentos altamente antagônicos nesse períudo, quando conseguiu vencer a Inter dentro de Torim as esperanças de dias melhores e de um futebol mais produtivo se ascenderem para os lados da Velha Senhora. Mas o que se viu no meio de semana frente ao Bayern de Munique foi um time perdido em campo, sem padrão de jogo e sem o sinismo necessário e que lhe é característico para enfrentar os grandes da Europa. Os 4x1 aplicados pelo time Alemão seriam vergonhosos mesmo se fossem fora de casa. Para completar o time foi ao San Nicola e levaram um banho do Bari, 3x1 com Diego ainda perdendo um penalty.
Esta claro que a Juve errou em seu planejamento achando que apenas manter parte da base seria o suficiente para o time triunfar. Felipe Melo vem jogando tão mal que ganhou o “Bidone d’Oro” (prêmio dado a pior contratação da temporada) e Diego vem reclamando com o técnico Ferrara sobre o esquema tático que o prende em exesso. Algumas coisas poderiam ser feitas no mercado de Inverno, talvez um defensor, um lateral, um volante e um meia ajudem a resolver esses problemas, resta saber como o time vai sobreviver nesse meio tempo.
A Inter de Milão talvez tenha sido a mais constante dentro de campo, mas teve um semana ruim fora dela. O time perdeu pra a Juve um resultado normal em um clássico, ainda mais fora de casa. No meio da semana conseguiu a classificação a duras penas na Champions o que tem sido comum nos ultimos anos. E no final de semana apenas empatou com a limitada equipe do Atalanta, mas se beneficiou com os mals resultados dos rivais. O problema tem sido os destemperos e grosserias de José Morinho que tem um hitórico de brigar com jornalistas, mas tem ido além da conta, chegando quase as vias de fato nesse fim de semana.
Por mais que se tenha uma boa fé com o português ele tem passado do limite, ao meu modo de ver o futebol ele ainda não fez tanto assim por merecer, ganhou títulos no Porto que reina absoluto nas terras lusas a mais de uma década, ser campeão nacional com o dinheiro do Chealsea ou os rios de dóllares da Inter também não é das tarefas mais árduas, o grande feito foi ser campeão da Champions no ano das zebras em 2004 e ele vive do status de estrela desde então. O time joga muito feio, mal na maioria das vezes e vence quase sempre por ter um elenco muito superior na bota, mas fora da Ittália se apequena com nas duas partidas contra o Barça o que é ridículo para um equipe da grandeza da Inter.
O Milan nesse tempo desceu a ladeira. No início da semana ganhou de forma categórica da Sampdória, com direito a grande atuação de Ronaldinho Gaúcho e de Seedorf. No meio da semana na Champions conseguiu a classificação para a próxima fase mais por deméritos dos adverssários do que por sua própria capacidade. E no domingo jogou muito mal e perdeu pra o Palermo dentro do San Siro, esta certo que a ausência de Pato atrapalhou muito o esquema da equipe, a entrada de Abate no seu lugar também não trousse nada de positivo.
Isso só mostra como foi errado o planejamento da equipe, a contratação de Huntelaar no saldão de Madrid foi o pior dos absurdos. Não quero dizer que ele é o problema, na verdade o erro foi apostar em um jogador que já deu errado em outro lugar, antes trousessem Van Nisltelroi que esta sendo sub aproveitado por lá, ou até Sneijder até Robben que sairam barato também. Ainda que o Milan tenha feito algumas boas partidas nessas ultimas semanas, o time ainda precisa de reforços em quase todas as posições de defesa e ataque, para não só ter mais opções, mas ter reservas confiáveis.