A força da Estrela Solitária



(se depender da força de sua torcida e das ultimas atuações o Fogo não se apagará)


Depois de uma rodada em que São Paulo e Palmeiras se distanciaram do restante do pelotão de elite, a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009 foi marcada por tropeços dos dois favoritos em casa, a derrota não veio por muito pouco. Na outra ponta da tabela o Botafogo depois de 8 rodadas seguidas na “zona do mal” ou Z4 (que nome tosco), a equipe de Caio Martins conseguiu a 2ª vitória seguida e por 3x1 dentro do mal assombrado Engenhão e assim finalmente saiu da degola.

O jogo entre São Paulo e Coritiba apesar da inconstante campanha do Coxa Branca era muito perigoso, nas ultimas 10 partidas o Coritiba tinha ganhado ganho 5 e empatado duas (um retrospecto bom especialmente pra um time que saia da zona de rebaixamento). E embora o time da capital paulista tenha obtido uma vitória com V maiúsculo contra o Náutico fora de casa, a equipe de Ricardo Gomes não vêem apresentando o futebol promissor de rodadas atrás, ganhando algumas da últimas partidas em uma mistura que envolve sorte, incompetência dos adversários e também por resquícios do espírito altamente competitivo implantado sobre a direção de Muricy Ramalho. O jogo não foi bonito, mas foi bastante competitivo, talvez o time paranaense merecesse um resultado melhor.

Nessa mesma noite o Internacional agora sobre o comando de Mário Sérgio (nossa não tinha um nome melhor no mercado não), conseguiu uma boa vitória contra o limitado Náutico que a cada dia vai cavando mais a sua cova e navegando rumo a 2ª divisão. Não sei ao certo o quanto essa vitória pode significar alguma reação do time gaúcho, prefiro esperar mais algumas rodadas para opinar sobre o futuro desse time talentoso, mas extremamente instável. No Rio de Janeiro em jogo transmitido para boa parte do Brasil o Fluminense (fadado ao rebaixamento salvo milagre o virada de mesa) empatou com o Corinthians em um jogo que o futebol não apareceu em campo. No caso do clube das Laranjeiras porque não tem e no caso do Corinthians porque tendo em vista os últimos resultados o time parece querer logo entrar de férias. Seria interessante o técnico Mano Menezes começar a montar o time pra a próxima temporada e testar alguns jogadores que tiveram pouca oportunidade ao longo da temporada (menos Souza por favor).

Ao mesmo tempo em Salvador o Flamengo (que vinha de 6 partidas sem tomar gols, mas olhemos direito a tabela e vamos constatar que 5 desses times rondavam a zona de rebaixamento, na outra partida contra o Inter no Beira Rio o gramado estava tão alagado que era mais fácil nadar do que jogar futebol) enfrentava o Vitória rumo a lutar por uma vaga no G4, mas sem Adriano. Como eu tinha observado anteriormente o Flamengo confirma a minha teoria levando 3 gols contra o primeiro adversário decente (não fanáticos rubro-negros a defesa de vocês ainda é triste, bater em bêbado é mais do que a obrigação). Mas mesmo assim o time carioca sem Adriano conseguiu empatar o jogo, muito disso se deve a bela partida do sérvio Dejan Petkovic, do lado do Vitória o seu coroa Ramon Menezes também jogou muito bem, benção pros velinhos que vêm comandando seus times.

Na 5ª feira no complemento da rodada o Palmeiras recebia o caçula Avaí no Palestra Itália e com uma vitória poderia abrir 7 pontos de vantagem para o 2º colocado. Mas ai eles se esqueceram de combinar com o time do Guga, que sem o menor respeito pelos mais velhos jogou um belo 1º tempo e não saiu de campo com um resultado mais favorável por azar. Na volta do 2º tempo mesmo pressionando muito o Palmeiras não encontrava o gol de empate e por muito pouco não leva o 3º em um contra ataque que se não fosse a chuva e a garra de Edmilson selaria o destino da partida. Assim como no 1º tempo, perto do final período o Palmeiras marcou, desta vez atrás de cabeçada do talismã Robert, garantindo o empate e não permitindo o São Paulo diminuir a diferença na tabela.

No Rio de Janeiro no Engenhão o Botafogo jogou uma das melhores se não a melhor partida do clube carioca no campeonato Brasileiro desse ano para finalmente sair da zona de rebaixamento. O volume de jogo do time da estrela solitária foi tão grande que dava para o placar ser de 4x0 ou 5x0 tranquilamente, mas os contundentes 3x0 garantiram a importante vitória sobre um combalido Atlético-MG que sentiu e muito a ausência dos seus dois principais jogadores Diego Tardelli (que esta servindo a Seleção Brasileira) e Éder Luís (que esta machucado). O mais surpreendente é que o Botafogo bateu em seqüência dois dos mais fortes times do campeonato, agora depende apenas de si e que boas atuações como essa se repitam para se manter na elite do futebol brasileiro.

 

©Copyright 2011 Pernetas Fm | TNB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...