(chova ou faça sol Pippo sempre marca seu golzinho)
O Campeonato Italiano que já vinha perdendo um pouco de sua credibilidade ao longo dos anos com os escândalos fora de campo, e tendo alguns de seus times mais tradicionais como Roma e Lazio afundado em dívidas, de uma só vez fica sem seus dois melhores jogadores, que foram para o Campeonato Espanhol. (Kaká e Imbrahimovic) O início dessa temporada esta sendo surpreendente em alguns aspectos, com alguns times teoricamente mais fracos na ponta da tabela, isso pode mostrar também que pode surgir um novo cenário no futebol da bota ou pode ser apenas reflexo de os times ainda estarem pegando ritimo de jogo.
Mas no papel as equipes de Genova (Sampdoria e Genoa) devem fazer um bom campeonato nesse ano, mas não acredito que bom o bastante pra permanecerem na liderança ou pra lutar pelo título, mas bom o suficiente para ocupar uma posição respeitável na tabela e quem sabe se classificar pra Liga Europa. Individualmente se destaca as atuações de Antonio Di Natale que marcou 6 gols em 3 jogos lhe conferindo a incrível média de 2 gols por partida na Série A. Di Natale é um daqueles casos que não se explica, aos 31 anos, nunca jogou em um time realmente grande da Itália, marcando mais de 100 gols na primeira divisão além de 21 jogos e 7 gols com a Azurra, onde vem sendo convocado para os últimos jogos das eliminatórias, atuando em alguns inclusive como titular.
Outro caso que não tem muita explicação é o de Alberto Gilardino, começou a sua carreia aos 17 anos pelo modesto Piacenza, passou pelo Verona e foi fazer sucesso mesmo no Parma onde marcou 50 gols em 96 partidas um média absurda de mais de um gol a cada dois jogos (na Série A então). Com 22 anos foi pro Milan onde se esperava muito dele e onde decepcionou, principalmente por perder gols, mesmo fazendo uma boa média de pouco mais de 1 gol a cada três partidas. Teve então nova oportunidade na Fiorentina e vem mostrando por lá o futebol que lhe valeu notoriedade na bota.
Na mesma linha vou aproveitar pra falar do Milan e de Pippo Inzaghi. Ele é conhecido por três coisas: 1-Ficar constantemente entre o impedimento e a dúvida entre o impedimento. 2 – Ser um tremendo perna de pau, provavelmente ele não bate 10 pontinhos, elástico ou pedaladas nem pensar, o cara é grosso mesmo. 3 – A principal característica que o faz um grande jogador é a sorte, o faro de gol, Pippo faz muitos gols, mas principalmente quanto mais o time esta precisando, seja por má fase de outros jogadores, seja em jogos decisivos, ai ele aparece e guarda o seu. Contando com a estrela de Pippo o Milan consegiu arrancar 3 pontos fora de casa contra o Olympic de Marselhe na 1ª rodada da fase de grupos da Champions League.
Em geral os times italianos tiveram uma semana decepcionante na Europa, a Fiorentina perdeu pra o enfraquecido Lyon fora de casa, contando ainda com a expulsão de Gilardino. A Juventus conseguiu ceder o empate para a o Bordeoux. E a Inter jogou com mentalidade de time pequeno contra o Barcelona diante de sua torcida para conseguir um empate, muito pouco para um time que sonha em voltar a ganhar a competição depois de mais de 45 anos.
Na Liga Europa (antiga Copa da Uefa) a Roma mais um vez decepcionou e perdeu fora de casa pra o limitado Basel da Suíça (mais conhecida por ser a terra natal do jogador de tênis Roger Federer). Mas se a Roma foi mal o seu vizinho de cidade rival consegiu ser pior perdendo dentro de casa pro Red Bull Salzburg da Áustria. O único time que fez um papel decente nessa semana além do Milan foi o Genoa mantendo as sólidas apresentações que tem levado a equipe a liderança da Série A e um ótimo trabalho da gerência do clube desde 2008 o time fez valer o mando de campo e ganhou do Slavia Praga por 2x0 dentro de casa.